Translate

Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo - RHC

Amigos,

Venho, com satisfação, anunciar a criação do site da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC).

O objetivo inicial da criação da Rede é reunir grupos de pesquisas e pesquisadores do Brasil e do Exterior que estudem a temática história e catolicismo. A este objetivo inicial soma-se outro de consolidar uma rede de pesquisadores que possam ampliar a produção e a circulação das pesquisas históricas sobre o catolicismo, por meio das trocas de conhecimentos teórico-historiográficos e documentais nas escalas regionais, nacionais e internacionais. O terceiro objetivo é desenvolver parcerias institucionais a fim de realizar, em conjunto, seminários, simpósios e publicações.

A RHC junta, inicialmente, três Grupos de Pesquisa, com inserção em quatro Programas de Pós-Graduação, dois deles contando com o doutoramento. Somam-se aos pesquisadores destes Grupos mais 23 Pesquisadores Associados, de várias universidades do Brasil e do exterior como Argentina, Chile, Peru, México, Canadá, Cuba, Alemanha e França. Trabalhamos atualmente para intensificar nossas ligações cm outras Redes e Grupos de Pesquisa na América Latina.

As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes da rede têm por objeto o Catolicismo, em suas manifestações face à política e à cultura. Nestes termos, as pesquisas dialogam com a história das religiões e a história política em suas interfaces com a história cultural. Estes campos do conhecimento histórico nos fornecem instrumentos para estudarmos o catolicismo nas diversas manifestações e escalas espaço-temporais. As relações e as expressões do catolicismo são estudas a partir de assuntos como, por exemplo, os intelectuais, a imprensa, os movimentos e os grupos, as idéias, as instituições, os partidos políticos, o poder. As pesquisas estudam a complexidade das múltiplas expressões do catolicismo, por suas vias conservadores ou progressistas, à esquerda, ao centro ou à direita.

Segue o link: http://redehistoriaecatolicismo.com.br/index.php

Nenhum comentário: