Translate

'Persian Incursion': realidade ou ficção?


Amigos,

‘Persian Incursion’ (literalmente 'Incursão Persa' em português) é um jogo de tabuleiro que está fazendo tanto sucesso nos Estados Unidos, que mereceu figurar na página da Wired, ponto de encontro obrigatório dos Geeks de todo planeta.

O objetivo do jogo, idealizado por Larry Bond (um dos autores de 'Red Storm Rising'), é chefiar a força aérea israelense para destruir as instalações nucleares iranianas ou, comandar as forças de defesa persas, que contam com o auxílio de comandos terroristas e mísseis de médio alcance capazes de atingir a maioria das capitais do Oriente Médio.

O interessante é que destruir ou defender as instalações nucleares iranianas serve apenas como um dos meios para alcançar a vitória no jogo. O prêmio real é político. O vencedor da partida é o jogador que conseguir derrotar moralmente o oponente, via ação militar ou política. Por conseguinte, as ações do jogador devem visar juntar 'pontos políticos'.


Contudo, não é apenas movimentando as peças de Israel ou Irã que se adquirem os tais 'pontos políticos'. O jogo simula a participação de outros países, como Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, China e mesmo organizações como a ONU. Quanto mais um destes poderes se inclinar para o lado de um dos jogadores, mais ele recebe 'pontos políticos' que permitem lançar novos ataques aéreos, mísseis ou financiar incursões terroristas.


Se ‘Persian Incursion’ vai se tornar realidade ou se manter na ficção ainda veremos, mas o interessante é compreender que aqueles que bolaram o jogo entendem que este se não se encerra numa ação militar, mas que esta ação se encaixa numa dinâmica incapaz de ser totalmente planejada – Fica o aviso para os amigos diplomatas.

Nenhum comentário: