Translate

Arrival 1 - AMOR FATI

Na minha opinião o filme Arrival [no Brasil lançado como A Chegada] é o melhor deste ano. Além de utilizar a maioria dos elementos lovecraftianos, o tratamento da relação 'Espaço e Tempo' é realmente envolvente.

Gostaria aqui de repetir o comentário de um dos usuários do Reddit (1), que há alguns dias atrás apontou com muito acerto, em minha opinião, a utilização dos conteúdos de Friedrich Nietzsche no trabalho com o problema 'Espaço e Tempo' em Arrival.

Para não afastar os que ainda não viram o filme, vou apenas apontar o problema, aqueles que já viram saberão do que estou falando (a opção de Louise, a personagem principal): a ideia de ser capaz de abraçar e mesmo celebrar a vida, ainda se você souber que ela não deixará de ser apenas comum. Nietzsche chamou a isso de amor fati o amor pelo destino.

No conto que inspirou o filme "Story of your life" de Ted Chiang

essa ideia está expressa justamente num dos últimos parágrafos do texto:

I would have liked to experience more of the heptapods’ world-view, to feel the way they feel.Then, perhaps I could immerse myself fully in the necessity of events, as they must, instead of merely wading in its surf for the rest of my life. But that will never come to pass (2).

O usário do Reddit aponta a origem desta passagem no
§ 341 do livro IV de A Gaia Ciência, segue a tradução:    

E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: Esta vida, assim como tu a vives e como a vivestes, terás que vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e sequência [...] a eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez e tu com ela, poeirinha da poeira.

Esse raciocínio continua em Esse Homo 1ª parte § 10:

Minha fórmula para a grandeza no homem é amor fati: não querer nada de outro modo, nem para diante, nem para trás, nem em toda a eternidade. Não meramente suportar o necessário, e menos ainda dissimulá-lo todo idealismo é falsidade diante do necessário , mas amá-lo

Segue em outra postagem (CLIQUE AQUI).
-----------------------
Publicado em 09/12/2016.
(1) O nick do usuário é Exoculo e a postagem esta em; https://www.reddit.com/r/movies/comments/5dsj0s/spoilers_arrival_some_easter_eggs_and/ [acessada em 9 de dezembro de 2016].

(2) CHIANG, Ted. 'Story of your life' In: The Best of the Best - 20 years of the Year's best Science Fiction. DOZOIS, Gardner (Org.) New York: St. Martin Griffin, 2005, p. 452.



   

Nenhum comentário: