Translate

Autumn in the Heavenly Kingdom


Amanhã (07 de fevereiro de 2012) será lançado nos Estados Unidos um livro precioso, por conta de trabalhar um tema pouco conhecido no Ocidente, a Revolução Taiping (1851-1864), cuja interpretação nos permite revelar um pouco da história do tempo presente.

Stephen R. Platt, professor da University of Massachusetts explicita os pormenores que fizeram da Revolução Taiping não foi apenas a mais destrutiva guerra do século XIX, mas também o conflito civil mais sangrento de todos os tempos, com 20 milhões de mortes presumidas.

Liderados por Hong Xiuquan, que sustentava ser o irmão mais jovem de Jesus Cristo, os rebeldes taipings controlaram a maior parte do sul da China, estabeleceram reformas sociais que almejavam por último a propriedade comum e substituiram as religiões tradicionais por uma forma modificada do Cristianismo. No século XX, Sun Yat-Sen e Mao Tsé-Tung glorificaram os rebeldes como os primeiros e heroicos revolucionários da moderna China, por haverem lutado ao mesmo tempo contra os ocupantes estrangeiros e contra um sistema feudal corrupto.

Em seu ponto de vista, a Revolução Taiping foi ao mesmo tempo um conflito social, religioso, político e racial, que provocou a intervenção dos Estados Unidos e da Inglaterra ao lado da dinastia Manchu, preparando o terreno para a derrocada chinesa e a divisão de seu território em áreas de influência dos países ocidentais e do Japão.

O livro de Platt não faz apenas um perfil bastante completo do conflito, mas desenvolve raciocínios que nos permitem melhor entender as raízes das mais atuais confrontações das relações internacionais, ao mesmo tempo em que sustenta muito bem a já conhecida hipótese de que a Revolução Taiping desvia para a China os esforços e interesses ingleses, retirando desse país a possibilidade de intervenção direta no continente americano, como no caso da Guerra de Secessão, ponto que interessa diretamente aos historiadores brasileiros.
____________________________________________________________

Platt, Stephen R. Autumn in the Heavenly Kingdom: China, the West, and the Epic Story of the Taiping Civil War. New York: Knopf, 2012, 512 p.

Nenhum comentário: