Translate

A mudança do equilíbrio geopolítico mundial

Amigos,

Leiam com atenção a notícia abaixo: o presidente do Banco Mundial diz claramente que está acontecendo uma mudança no equilíbrio geopolítico mundial, e que o poder econômico está sendo transferido muito rapidamente para a China. Eu já tinha alertado anteriormente para a percepção deste problema, inclusive colocando algumas notícias no Blog, como 'Sobre a parceria estratégica com a China'.
Estou disponibilizado, novamente, a palestra 'Adam Smith em Pequim, uma releitura' de 2009, onde falo sobre o livro de Giovanni Arrighi que trata justamente da transferência do centro mundial para a China.

Presidente do Banco Mundial: economia entra em fase mais perigosa

O Globo, 13 de agosto de 2011.

PARIS - Após a degradação da nota americana e uma semana de turbulências nos mercados financeiros de todo o mundo, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, tem uma visão pessimista acerca do futuro da economia mundial em entrevista ao semanário australiano "Weekend Australian".

Segundo ele, a economia mundial entrou em "uma fase nova e mais perigosa", e isso é somente "o início de uma tempestade nova e diferente". "Não é a mesma crise de 2008. Nos últimos 15 dias, passamos por uma reprise difícil - com um bom crescimento dos emergentes (...) mas muito mais hesitante para os mais desenvolvidos - em uma fase nova e mais perigosa."

Zoellick disse que a lição de 2008 é que quanto mais se espera, medidas mais severas precisam ser tomadas. "A maioria dos países desenvolvidos já utilizaram tudo que podiam de política fiscal e monetária", disse o adepto da política de rigor.

Além das consequências financeiras imediatas, Zoellick estima que a situação atual vai provocar mudanças no equilíbrio geopolítico mundial. Toda esta crise está transferindo "muito rapidamente, do ponto de vista histórico", o poder econômico do Ocidente para a China.

Mas ele afirma que Pequim não sustenta ainda esse papel por se encontrar confrontado com seus problemas internos: evitar o sobreaquecimento da sua economia, fazer uma reforma no seu sistema fiscal e manter o equilíbrio entre empresas públicas e privadas.

Ele afirma, porém, que o maior desafio para a atual crise está no continente europeu, com ameaças à existência do euro. Os investidores começam a se perguntar quanto tempo a Alemanha e a França vão continuar a sustentar os países ameaçados sem correr o risco deles próprios terem suas notas rebaixadas, afirma.



Nenhum comentário: