Translate

Namíbia, o primeiro genocídio documentado do Século XX

Amigos,
Ontem outro governo colonialista perdeu a oportunidade histórica de assumir a responsabilidade pelas ações empreendidas no período Imperialista frente aos representantes dos povos explorados. Entretanto, parece que ainda estamos distante do tempo em que um primeiro-ministro de um país europeu irá se desculpar perante os latino-americanos, asiáticos ou africanos. Será que não veremos um país desses ser colocado no banco dos réus do Tribunal de Haia ou coisa semelhante pelos crimes hediondos de um passado nem tão distante assim?


O texto abaixo foi recortado da Folha de São Paulo de 01/10/2011

Vergonhosamente, nenhum ministro alemão esteve presente ontem, durante a devolução simbólica de 20 crânios das vítimas do genocídio executado pelos alemães na Namíbia entre 1904-1907. A delegação da Namíbia, liderada pelo ministro Kazenambo Kazenambo, discutiu, inclusive, a possibilidade de interromper sua visita e regressar ao seu país mesmo sem os crânios.




O texto abaixo foi baseado em Afro-germanica on-line de 10/02/2010 e no Discovery News de 30/09/2011



Retirados de dois museus alemães, os crânios representam os mais de 60.000 namíbios exterminados pelas tropas coloniais alemãs, muitos dos quais foram mortos depois de terem sido enviados para campos de concentração onde foram numerados um a um e explorados como trabalhadores escravos.

Como nesses campos eram frequentes os abusos sexuais das prisioneiras por soldados alemães, foram geradas várias crianças que seriam utilizadas em pesquisas ditas científicas. Eugen Fischer, um desses pesquisadores, escreveu o livro "Os Princípios da Hereditariedade Humana e Higiene Racial" onde afirmava que as crianças eram física e mentalmente inferiores aos seus pais germânicos.

Adolf Hitler entusiasmou-se tanto por esse livro ao lê-lo na prisão, em 1923, que ao implantar a ditadura na Alemanha, indicou Eugen Fischer para reitor daquela que é a atual Universidade Humbolt, passando a utilizar as conclusões dos 'estudos' de Eugen Fisher como argumento para a tese da "pureza racial", que justificou os inúmeros extermínios perpetrados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Abaixo vai o link para um documentário sobre o extermínio dos namíbios e a ligação deste extermínio com as ideias defendidas pelos hitleristas:



"Namíbia Genocide " 1/6 (a primeira de seis parte sobre o genocídio - sigam as outras parte por meio deste link).

Nenhum comentário: