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Chalk Outline


You left me here like a chalk outline
On the sidewalk waiting for the rain
To wash away





O refrão da música mais pedida desta semana na rádio WAAF de Boston, ‘Chalk Outline’, nos faz pensar de um espaço que muda, foge a cada instante, mas que é construído a partir de certas referências e pode, por meio delas, ser revisitado.

Podemos pensar os espaços e seus momentos por meio da música? Considero que Greil Marcus explorou esse conceito magnificamente em seus livros e gostaria de pensar se poderíamos continuar a explorá-lo.
 
Como pesquisadores, podemos recortar experimentações, produções por meio de seus sentidos e a música é um grande campo inexplorado que preterimos, buscando o refúgio seguro dos escritos e das imagens. O som nos confunde.

Minha ideia aqui é apontar os sentidos do que se produz e do que se pretende mostrar na cena da escrita do rock, numa das principais rádios estadunidenses, a WAAF e por meio de sua audição, experimentar esses sentidos.

No topo da página deste Blog inclui um pequeno tocador de músicas, em que coloquei uma amostra das músicas que ali são tocadas, pressionem o seu botão para escutá-las.

Ao lado de músicas novas (‘Chalk Outline’, ‘I Miss the Misery’, ‘Criticize’, ‘Little Black Submarines’, ‘Still Counting’) que fzer vocês observarem que estão sendo tocadas músicas bastante antigas como ‘All Along the Watchtower’ que são referenciadas explícitamente pelas músicas novas (comparem com ‘Little Black Submarines’). Das músicas tocadas pela WAAF, as mais pedidas pelos ouvintes são justamente as que fazem a fusão do Rock com ritmos como o Reggae e o Rap, sendo que, grupos que fazem cruzamentos mais extremos, com a música europeia e o Heavy Metal tem seu lugar (ouçam, por exemplo o grupo dinamarquês Volbeat com ‘Still Counting’). Outras músicas como ‘Boulevard of Broken Dreams’ e  ‘Interstate Love Song’ fazem a ponte com cenas musicais mais ou menos recentes.
 
Como pedagogos, quando emprestamos um livro ou um CD, nós experimentamos parte desse problema: queremos levar um aluno a pensar a partir de referências que consideramos importantes e que muitas vezes temos dificuldade de dividir com nossas turmas em sala de aula. O repertório de músicas que trago aqui para vocês também diz respeito a essa preocupação, só que vocês poderão experimentá-la muitas vezes.

Um espaço estadunidense, um espaço do rock, um recorte desse tempo-espaço, como um desenho feito de giz, na calçada, a espera da chuva.
    

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