Translate

Novo texto - Adam Smith Reloaded


Amigos,

Um novo texto meu foi publicado na Revista Porto: é uma resenha do livro 'Adam Smith em Pequim' de Giovanni Arrighi e chamei-a de 'Adam Smith Reloaded'.

Esse título, inspirado pelo filme 'Matrix Reloaded', têm a intenção de chamar a atenção para a ideia de Arrighi, que é a de ressignificar os textos de Adam Smith em função das ideias trabalhadas na Teoria do Sistema Mundo. Ao mesmo tempo, com esse título, procuro chamar a atenção de que a recepção desse livro nos Estados Unidos, dentre os teóricos da Teoria do Sistema Mundo, foi diferente daquela realizada no Brasil, daí talvez seja necessário repensar Arrighi ou contextualizar o modo como nossos intelectuais o têm compreendido.

Vale a pena fazer notar que 'Adam Smith em Pequim' deve ser lido como uma continuação de 'O Longo Século XX' e 'Caos e Governabilidade', os outros dois grandes livros de Arrighi, compreensão está que também tem sido levada a cabo nos Estados Unidos dentre a comunidade que trabalha por meio da Teoria do Sistema Mundo.

Minha preocupação com a  Teoria do Sistema Mundo vêm desde 2005, desde que ainda estava trabalhando na Faculdade de Relações Internacionais do Centro Universitário da Cidade, onde lecionei um Curso de Extensão sobre esse tema e apresentei diversas palestras. Mais recentemente, em 2009, apresentei uma comunicação no Simpósio Nacional 'Crise econômica global' em que procurei fazer uma leitura da Crise também a partir do livro 'Adam Smith em Pequim'.  Quero colocar com isso não apenas minha insistência no tema, mas que acredito que a leitura de Arrighi é fundamental não apenas para aqueles que trabalham a aproximação entre História e Espaço, mas também por todos aqueles que se interessam pelo estudo das Relações Internacionais e da História Contemporânea.    

Nenhum comentário: