Translate

Amigos,

Acabou de ser publicado um artigo meu sobre a produção da identidade norte-rio-grandense na década de 1930, onde trabalho algumas ideias acerca do problema da História Regional e Local, da História da Historiografia e da relação História e Espaço.  O título do artigo é ‘Duas Palavras’: 'Os Holandeses no Rio Grande' e a invenção da identidade católica norte-rio-grandense na década de 1930.


Segue o resumo: 

"O livro Os Holandeses no Rio Grande escrito e publicado pelo Padre Paulo Herôncio de Melo em 1937, além de ter sido a fonte para a beatificação dos Protomártires do Brasil foi também o ponto de partida para a invenção da identidade católica no Rio Grande do Norte. 

Essa obra pensa os acontecimentos de seu tempo, como o Levante Comunista de 1935 e a Guerra Civil Espanhola, junto com um acontecimento do passado, a Invasão Holandesa e seus personagens, por exemplo, Felipe Camarão. 

Para isto, Os Holandeses no Rio Grande dialogou com livros e pensadores que trabalhavam a regionalidade nordestina e a ideia da Nação, por meio de conteúdos como o Anticomunismo, o Antissemitismo, o Integralismo e o Pensamento Católico. Por conseguinte, entendemos que este estudo de caso nos permite investigar o próprio sentido da História Local e Regional, bem como demonstrar a importância da História da Historiografia para a sua compreensão."



Nenhum comentário: