Translate

'A Verdadeira Liga Extraordinária e a História em Quadrinhos do Brasil'

Amigos,

Há tempos que eu estava devendo para vocês um texto sobre Quadrinhos.    
                                             
Quero convidá-los para ler esse texto, em que aproveitei para juntar os Quadrinhos às discussões sobre Historiografia e História do Ensino da História que venho fazendo na pesquisa da obra e da atuação de Jaime Cortesão.

Seu título, 'A Verdadeira Liga Extraordinária e a História em Quadrinhos do Brasil', como vocês podem adivinhar, faz uma remissão às ideias e a um livro de Alan Moore [The League of Extraordinary Gentlemen] para trabalhar uma obra ligada ao esforço didático de História [A História do Brasil em Quadrinhos], publicada pela editora EBAL, em começo da década de 1960.

O título salienta a colaboração (póstuma, é verdade) entre um fascista (Gustavo Barroso) e um marxista (Manoel Maurício de Albuquerque, professor do que hoje é a UFRJ) para a produção de um título que ultrapassa o campo da história para nos levar a  refletir sobre a necessidade de termos utilizar conceitos e pensar problemas de outros campos para compreendermos nosso ofício.

O texto saiu no primeiro volume do livro 'Quadrinhos & Educação: Relatos de Experiências e Análises de Publicações', organizado por dois batalhadores dos Quadrinhos, Thiago Modenesi e Amaro Braga Jr. e publicado pela Fac. dos Guararapes - convido todos a comprá-lo.

Segue o link para o download do texto (não dá para visualizar on-line por causa das imagens):

https://www.academia.edu/13185049/A_Verdadeira_Liga_Extraordin%C3%A1ria_e_a_Hist%C3%B3ria_do_Brasil_em_Quadrinhos

Nenhum comentário: