Translate

'O Cemitério de Praga' saiu no Brasil


Amigos,

O livro de Umberto Eco 'Cemitério de Praga' já está sendo anunciado na Livraria Cultura. A tradução brasileira, que foi lançada pela Editora Record está sendo vendida por R$39,92 (notem que a tradução portuguesa, lançada em maio deste ano, estava sendo vendida por 21 Euros na Fnac).

Na Itália, onde vendeu 600 mil exemplares em um mês, estão dizendo que o personagem principal do livro foi inspirado no Sílvio Berlusconi, o primeiro-ministro espertalhão e mulherengo, hoje o morador mais ilustre do país inventor do macarrão e da pizza política.

Vejam acima a capa das edições portuguesa e brasileira - nossos patrícios inventores do Vasco da Gama e outros simulacros do futebol devem ter achado que o título do livro tem a ver com história de vampiros ou então desencalharam alguma ilustração perdida na gaveta da editora.

Nossos bravos editores da Record devem ter concordado com a coisa dos mortos-vivos (os dos livros, não confundam com os da antiga metrópole) e somente fotocopiaram a ideia dos gajos. Brava gente brasileira! Só falta termos de aguentar a tradução da terrinha e depois dizer que Umberto Eco escreve mal...

Se for como a transmissão do Pan, feita pela emissora do mesmo nome estamos mesmo estropiados. Em vez de ler sobre a morte do personagem principal, vamos ter de assistir o Hugo Hoyama explicando, pela trigésima vez, como ele consegui espancar as Ilhas Virgens no Pingue-Pongue (desculpem, tênis de mesa)! Pan-Pan-Pan - Corta para aquelas meninas do nado sincronizado balançando suas bandeirinhas.

Aproveitando, por que o Cielo gosta tanto de touquinha dourada? E por que ele guarda todos aqueles bichinhos com cara de polvo ou de estrela que recebe junto com as medalhas para sua mãe? A namorada dele não gosta desses bichinhos fofinhos? E o Berlusconi, ainda está fazendo o Bunga-Bunga depois da execução do Kadhafi? Por que aquela aluna da noite entrou no meio da aula de Contemporânea II vestida de preto e com a máscara do V de Vingança? Pan-Pan-Pan - Só lendo o 'Cemitério de Praga' para saber...

Nenhum comentário: