Translate

Futebol e História



Amigos,

Ao aproximar a estreia do filme Heleno reparo, com tristeza, que essa é uma das poucas produções sobre o futebol feitas no Brasil. É uma pena que um esporte que há tanto tempo centraliza as emoções dos brasileiros não conte com uma filmografia significativa.

Aproveitando, quero fazer notar que no país de Heleno são raríssimos os trabahos acadêmicos que tem como tema o futebol, talvez por conta da importância exagerada que aqui se atribui à historiografia francesa, talvez porque se acredite que o assunto não mereça relevância acadêmica.

No sentido mesmo de acreditar que o exame histórico do futebol permitiria um salto em nossa historiografia, gostaria de deixar algumas referências bibliográficas em língua inglesa que podem ser utilizadas por aqueles que quiserem se dedicar a desbravar esse campo importante.

Na historiografia anglo-saxônica e por extensão, na Índia (isso mesmo, no país do Criquete), trabalhos de excepcional qualidade têm sido desenvolvidos na área da História tendo como objeto o futebol.

Em minha opinião, a revista inglesa Soccer and Society é hoje o periódico de referência para os historiadores que pretendem investigar o Futebol. Essa revista têm sido editada desde o ano de 2000 e publica hoje o espantoso número de 6 edições por ano.

Talvez Soccer and Society seja a revista de história com a maior quantidade de edições por ano, o que demonstra a vitalidade do campo.
Espantosa também é a riqueza de enfoques com que o tema têm sido abordado em suas páginas: identidade, relações internacionais, gênero, linguagem, espaço, economia, política, etc. Todos aqueles que se interessem com pela aproximação devem passar primeiro pelas páginas desta revista para observar as tendências e a diversidade das análises que vêm sendo desenvolvidas na última década (sim, estamos pelo menos uns vinte anos atrasados).

Contudo, é necessário salientar que essa exuberância dos estudos históricos sobre o futebol nos países de língua inglesa deve-se, em grande parte, ao fato de que a História do Esporte havia se consolidado já há bastante tempo como uma área de estudos bem definida teórica e metodologicamente, e que esta foi capaz de abrigar e gerar estudos em suas várias subáreas (a História do Futebol, portanto é compreendida na historiografia inglesa como uma subárea da História dos Esportes e vêm sendo desenvolvida em coordenação com esta).

O livro Sports History: a practical guide de Martin Pulley foi um dos trabalhos base dessa aproximação, explicitando métodos e abordagens a serem explorados. Ainda, Moving the Goalposts: a history of sports and society in Britain since 1955 e Sport and British Diplomacy: The Foreign Office and International Sport, 1896-1966, do mesmo autor, consolidaram a área em termos acadêmicos. 

Por sua vez, Sport as History: Essays in Honour of Wray Vamplew, organizado por Tony Collins como um tributo a Vamplew (professor emérito da Universidade de Stirling, autor de mais de 20 livros e de mais uma centena de artigos sobre a aproximação História e Esporte), demonstrou a pertinência de trabalhos históricos sobre objetos tão dispares como o Turfe e o Futebol.

Em relação ao futebol, especificamente, gostaria de apontar algumas obras, acadêmicas ou não, que considero ser de relevo para a aproximação da história com o futebol no Brasil (note-se que o jornalistas esportivos e autores não inseridos na academia também produziram obras bastante interessantes sobre o futebol na Inglaterra).

The Ball is round: a global history of soccer de David Goldblat é uma obra de referência, que interessa aqueles que desejam uma entrada no assunto.

The association game: a history of British football de Matthew Taylor, investiga o desenvolvimento do esporte em um único país, a Inglaterra.

Soccer and society in South Wales – 1900-1939 de Martin Jones trabalha as associações do futebol com a cultura popular e identidade.
 
Soccer against the enemy: how the world’s most popular sport starts and fuel revolutions and keep dictators in power de Simon Kuper aborda as tumultuosas relações do futebol com as ditaduras militares e governos populistas. De leitura obrigatória para aqueles que pretendem investigar o futebol no Brasil.

Around The World In 95 Games is the amazing story of Islington Corinthians world tour of 1937/38 de Rob Cavallieri conta a história da década de 1930 por meio da narrativa da fantástica volta ao mundo de navio feita pelo Corinthians inglês à convite da federação olímpica chinesa. Nessa excursão foram jogadas mais de noventa partidas em todos os continentes, verdadeiramente um feito épico, merecedor de um filme de Hollywood.
The Lost Trophy: The Complete History of the First F.A. Cup (1871-1895) de Tony Oslow, descreve os bastidores do primeiro torneio organizado de futebol no mundo e as relações que imprimiram o futebol como um esporte de massas.


Inventing the pyramid: the history of football de Jonathan Wilson, examina a evolução das táticas no jogo e conecta estas com o problema do futebol como um todo.

O livro Football in Bengali Society and Culture: A Social History of Indian Football: Striving to Score e o livro A Study in the Social History of Football in Bengal, 1911-1980 de Kausik Bandyopadhyay, investigam as relações estratégicas entre futebol, identidade e nação na Índia. Importantíssimos, inclusive porque permitem fazer a comparação com o problema no Brasil.
 

The Forgotten Rivals: A History of Bootle Football Club 1880 - 1893 de Tony Oslow esmiuça a primeira rivalidade do futebol e descortina não apenas as disputas, mas também o romantismo de uma época.

Exemplo disto é a história de uma partida decisiva entre o Bootle e o seu rival, o Everton, quando, na falta de três jogadores do Bootle, o Everton seria declarado vencedor. No entanto, permitiu-se que três torcedores integrassem o time do Bootle, que assim mesmo, sem reservas e com apenas oito jogadores titulares, resistiu ao Everton para perder por apenas 1x0.


Com todo o respeito, se puderam fazer obras tão interessantes investigando, inclusive, a Índia, imaginem o que se ainda poderia se trabalhar com o futebol brasileiro!


RAP 29/03/2012

Nenhum comentário: