Translate

A vida imita a arte 2: 'Los Tocayos Carlos'


No filme 'A Vida de David Gale' de 2003 (The Life of David Gale), Kevin Spacey interpreta o personagem-título, um professor universitário engajado na luta contra a pena de morte no estado do Texas.

Num debate na Televisão, David Gale confronta o governador Hardin, que a certa altura da disputa lança o seguinte argumento retórico: ela aboliria imediatamente a pena de morte se David Gale pudesse lhe provar, sem sombra de dúvidas, que um único inocente já tinha sido condenado à pena de morte em seu Estado. Perdendo o debate, David Gale se enreda numa crise pessoal que o desacredita profissional e politicamente.


Na vida real, topando a proposta do personagem Hardin (de resto um argumento popular entre os partidários da pena de morte), James Liebman, professor de direito da universidade de Colúmbia conseguiu engajar uma equipe de 12 orientandos num único objetivo; comprovar a inocência de Carlos DeLuna, um hispano-americano pobre e com atraso mental, executado pelo estado do Texas em 1989.

A magistral monografia, denominada 'Los Tocayos Carlos', possui 3.434 notas de rodapé e foi integrada a um sítio repleto de vídeos e documentação exaustiva que pretende demonstrar a tese da inocência de Carlos DeLuna.

'Los Tocayos Carlos' é um show de teoria do direito e de história contemporânea, finamente articulado com um trabalho de pesquisa exaustiva. Um show cruel, no sentido de que pretende tocar os partidários da pena de morte a partir de sua própria sensibilidade. E retirar os argumentos dos Hardins reais.

Finalizo com uma citação do filme 'David Gale' que acredito servir de ilustração do sentido dessa batalha quixotesca:

"Gastamos a nossa vida inteira tentando parar a morte. Comendo, inventando, amando, rezando, lutando, matando. Mas o que nós realmente sabemos sobre a morte? Somente que ninguém volta dela."

P.S.: Deixo abaixo os endereços para os que queiram se informar mais (em português) ou ver o sítio da Universidade de Colúmbia e ler a monografia (em inglês).

Nenhum comentário: