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Por que a cultura do Sul ficou de fora do retrato do Brasil na Olimpíada?

Amigos,

Está é uma colaboração de meu aluno Adílson Bento, da disciplina História Regional e Local: a reportagem foi publicada na Gazeta do Povo, de Curitiba, em 22/08/2016 e é de autoria do repórter Rafael Rodrigues Costa.

A notícia é muito interessante para o nosso curso porque se encaixa nos conteúdos discutidos em nossa disciplina, discordo apenas das colocações finais em torno das ideias acerca da precedência da Região em relação à Nação, meu ponto de vista é justamente o oposto porque situo este processo no XIX e localizo-o no IHGB e não no XX como o outro colega que esposa, como outros historiadores, a ideia de que esse processo foi articulados pelo Estado Novo de Vargas.

Por que a cultura do Sul ficou de fora do retrato do Brasil na Olimpíada?

Carnavalesca responsável pela cerimônia não se lembrou de expressões populares sulistas – mas quem se lembra delas por aqui?

 Teve samba, carnaval de rua, desfile de blocos carnavalescos, cultura nordestina, mas e o Sul, onde ficou? Leon Neal/AFP

Depois de uma abertura que falou das etnias que formaram o povo brasileiro, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizada neste domingo (21), teve mais cara de carnaval. A ideia da diretora criativa da festa, Rosa Magalhães, era mostrar “o sentimento de brasilidade”, conforme ela explicou ao jornal “O Globo” dias antes da cerimônia.

Carnavalesca da escola de samba carioca São Clemente, Rosa usou elementos alegóricos para mostrar a arte feita pelo povo do país – para ela, “marca da nossa identidade cultural”. Teve menção a choro, samba carioca, Carmen Miranda, mulheres rendeiras da Bahia, bonecos de cerâmica do pernambucano Vitalino, Heitor Villa-Lobos, carnaval.
Entre as ausências, as expressões culturais do Sul do Brasil – o que alimentou algum debate em redes sociais: se a ideia era representar o país todo, por que ficamos de fora?

Falta de expressividade

Para a antropóloga Selma Baptista, professora-doutora aposentada da UFPR, a pergunta deveria ser outra: por que as expressões culturais do Sul participariam do recorte da carnavalesca carioca se elas não estão presentes nem em nossas próprias festas?

Existe um patrimônio rico no Sul – há os batuques do Rio Grande do Sul, o fandango caiçara. Teria muita coisa a mostrar, mas nem nós sabemos que existe isso em nossa região. É uma coisa que é invisibilizada, e sempre foi.
Patricia Martins antropóloga e docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá

“Essa questão da representação de identidades regionais se dá a partir da construção da identidade dentro de seus próprios redutos. Cabe perguntar até que ponto nossas representações da cultura popular têm expressividade entre nós mesmos para que alcancem uma representatividade nacional”, questiona.
Para a antropóloga, as tradições nordestinas mostradas na festa já estão consagradas de várias maneiras – no cinema, no teatro, na música –, diferentemente do que acontece com as manifestações populares do Paraná, por exemplo. “Acho que, se elas não estavam lá nos representando, isso tem razões óbvias. É uma coisa natural. Se houvesse razões para esta presença, elas estariam lá.”

Estado Novo

Patricia Martins, antropóloga e docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá, lembra que o Sul tende inclusive a negar o tipo de “brasilidade” representada na cerimônia de encerramento, mais ligada à cultura indígena e afro-brasileira. “Aqui há uma autorrepresentação que passa por uma cultura europeia”, diz.
Para ela, o recorte mostrado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos tem ligações com uma identidade brasileira que vem sendo construída desde o Estado Novo (1937-1945), que incorporou o samba carioca.
“Existe um patrimônio rico no Sul – há os batuques do Rio Grande do Sul, o fandango caiçara. Teria muita coisa a mostrar, mas nem nós sabemos que existe isso em nossa região. É uma coisa que é invisibilizada, e sempre foi.”

Busca por representatividade

Na opinião de Tau Golin, jornalista, historiador e professor do curso de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF), este tipo de questionamento sobre representações regionais é uma “briga simbólica” já bem conhecida – principalmente dos gaúchos. “É uma briga de poder pela representatividade, por quem representa mais a nação”, diz. “Como é um país com regiões que se formaram antes da nação, as regionalidades querem estar presentes em tudo o que acontece no país. Se fosse insignificante, não brigariam. Mas, como é para se mostrar para o exterior, a briga é compreensível historicamente.”
Para ele, o desejo do Sul de estar presente neste tipo de representação, dada relação difícil da região com a “brasilidade”, é um fator surpreendente. “É uma novidade, que merece estudos daqui para frente”, diz.

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